Mitchell e Netanyahu se reúnem pela segunda vez em 4 dias

Jerusalém, 24 jan (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se reuniu hoje em Jerusalém com o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, para abordar o retorno à mesa de negociações com os palestinos.

EFE |

Mitchell, que deve partir neste domingo rumo à Jordânia no marco de sua viagem pela região, voltará amanhã a Jerusalém para se reunir com Netanyahu pela terceira vez em cinco dias, segundo a rádio pública israelense.

Pouco depois da reunião, o chefe de Governo israelense ressaltou seu "interesse" nas ideias que escutou de seu interlocutor americano para retomar o processo de paz com os palestinos, paralisado há mais de um ano.

"Escutei uma série de ideias sobre como impulsionar o processo político e expressei minha esperança de que essas ideias permitam o reatamento do processo de paz se os palestinos expressarem um interesse similar nelas, para benefício de todos aqueles que buscam a reconciliação na região", disse ao inaugurar a reunião semanal do conselho de ministros.

Netanyahu também destacou a "estima" que tanto ele como seu Executivo têm por Mitchell, que chegou à região na quinta-feira passada.

O enviado da Casa Branca tinha inicialmente previsto concluir ontem sua missão em Israel e nos territórios palestinos, mas a prorrogou para se reunir de novo ontem à noite e esta manhã com o titular da Defesa, Ehud Barak, e com Netanyahu, respectivamente.

Na sexta-feira ele foi à cidade cisjordaniana de Ramala para se reunir com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, que reiterou sua exigência de que Israel cesse toda construção nas colônias judias em território palestino antes de retornar à mesa das negociações. EFE ap/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG