Mitchell discute no Egito retomada do processo de paz no O.Médio

Cairo, 11 jun (EFE).- O enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, discutiu no Egito a situação das negociações para impulsionar o processo de paz na região.

EFE |

Mitchell se reuniu hoje com o ministro de Assuntos Exteriores egípcio, Ahmed Aboul Gheit, com quem já se encontrou ontem à noite após sua chegada ao país.

Segundo a agência oficial de notícias egípcia "Mena", as conversas de hoje foram centradas em impulsionar o processo de paz e reativar o diálogo de reconciliação entre as diferentes facções palestinas.

O enviado americano, que ontem se reuniu também com o general egípcio Omar Suleiman, o mediador-chefe das negociações de reconciliação entre os grupos palestinos, já visitou Israel e os territórios palestinos, e deve viajar ao Líbano e à Síria.

Na Cisjordânia, Mitchell voltou a destacar ontem que seu país "não ficará indiferente" à "aspiração palestina", à "dignidade" e a um Estado próprio.

"Estamos verdadeiramente comprometidos com a paz no Oriente Médio", disse Mitchell ontem aos jornalistas depois de se reunir com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, no terceiro dia de sua viagem para promover as negociações na região.

O enviado americano insistiu na Cisjordânia em que a solução de dois Estados, que até agora é rejeitada pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, é "a única viável" para as "aspirações" tanto de israelenses como de palestinos. EFE nq/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG