Mississippi rompe dique e amplia inundação nos EUA

A cheia do rio Mississippi provocou o rompimento de um dique nesta terça-feira, ampliando a inundação de uma zona do Illinois, no norte dos Estados Unidos, informaram as autoridades.

AFP |

O rompimento do dique, que inundou a auto-estrada 34, na altura de Gulfport, provocou o fechamento da ponte que liga a cidade à vizinha Burlington, levando o caos ao sistema rodoviário regional.

Pelo menos mil homens da Guarda Nacional de Illinois trabalham com detentos da prisão estadual para reforçar os diques por todo o estado, disse à CNN uma porta-voz da agência de Situações de Emergência.

Segundo o jornal The New York Times, dezenas de cidades do Mississippi enfrentam risco de inundações e tratavam de reforçar cerca de 30 diques.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse que visitará nesta quinta-feira Iowa, para manifestar seu apoio ao Estado e a seus habitantes.

"Nesta quinta-feira levarei nossa equipe para se reunir com o povo de Iowa", disse Bush, que foi muito criticado pela lenta resposta do governo após a passagem do furacão Katrina pelo sul dos Estados Unidos, em agosto de 2005.

Pelo menos 11 milhões de pessoas, de nove estados do centro dos Estados Unidos, foram afetadas por inundações e fortes ventos nas últimas semanas, segundo a Agência Federal de Gestão de Emergências.

Iowa é o mais atingido, com 83 de seus 99 condados declarados zona de desastre e mais de 4,8 milhões de sacos de areia utilizados para tentar deter as inundações.

O rio Mississippi, de 3.734 km, atravessa dez Estados, de norte a sul, até desembocar no Golfo do México.


    Leia tudo sobre: inundação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG