mau sinal , segundo ministro alemão - Mundo - iG" /

Mísseis russos em Kalingrado: um mau sinal , segundo ministro alemão

O ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, geralmente moderado com a Rússia, criticou a intenção de Moscou de instalar mísseis no encrave europeu de Kaliningrado, em entrevista publicada nesta sexta-feira por um jornal alemão.

AFP |

O presidente russo, Dmitri Medvedev, anunciou na quarta-feira a intenção de instaurar mísseis em Kalingrado, um enclave situado entre a Polônia e a Lituânia - dois países membros da União Européia (UE) e da Otan - para "neutralizar" os elementos do escudo antimíssil que os Estados Unidos querem instalar na Polônia e na República Tcheca.

Em declarações ao jornal Frankfurter Allggemeine Zeitug, o ministro alemão considerou que este é um "mau sinal, em um mau momento".

"A Rússia deveria ser consciente de que as possibilidades de boas relações com os Estados Unidos dependem do futuro presidente americano (Barack Obama), que busca promover uma nova cooperação", afirmou o chefe da diplomacia alemã.

"Moscou não deveria originar novos mal-entendidos em suas relações com os Estados Unidos", acrescentou.

A Alemanha, primeiro sócio comercial da Rússia, considera que a instalação de novos mísseis na Europa deve responder às necessidades de defesa comum da região e deve ser negociada dentro da Otan e entre os Estados Unidos e a Rússia.

Os Estados Unidos afirmam que a instalação de elementos do escudo antimísseis em países do antigo campo soviético pretende responder a um eventual ataque de países como Irã, mas a Rússia considera esta iniciativa uma ameaça direta.

fc/lm/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG