Marcos Baquero é o primeiro dos cinco reféns a serem libertados pelos guerrilheiros e resgatados por missão humanitária

O vereador colombiano Marcos Baquero foi libertado nesta quarta-feira pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e resgatado por uma missão humanitária liderada pela ex-senadora Piedad Córdoba.

Baquero foi resgatado em um local desconhecido da selva amazônica localizada no departamento (Estado) de Meta. Ele segue para o aeroporto da cidade de Villavicencio.

Soldados brasileiros posam em Villavicencio, na Colômbia, em frente ao helicóptero usado na operação de resgate
AFP
Soldados brasileiros posam em Villavicencio, na Colômbia, em frente ao helicóptero usado na operação de resgate

Ele é o primeiro de cinco reféns que serão libertados pelas Farc nesta semana. Na sexta-feira, a equipe de resgate vai para Florencia para libertar o vereador Armando Acuña e o militar Henrique Marinho López Martínez. Depois, no domingo, serão resgatados os militares Guillermo Solórzano e Salim Sanmiguel.

Dois helicópteros e 22 militares do Exército do Brasil participam das operações, assim como integrantes do governo da Colômbia e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. A ex-senadora Piedad Córdoba também é acompanhada por Hernando Gómez e Danilo Rueda, que integram a organização não governamental Colombianos e Colombianas pela Paz.

As negociações para a libertação dos reféns foram feitas depois de várias exigências tanto das Farc como do governo do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. A base dos acordos são os protocolos de segurança em que o governo garante a suspensão por 36 horas das operações militares nos locais onde serão entregues os cinco reféns.

Em ações anteriores, foram tomadas medidas semelhantes. O Exército do Brasil participou de duas ações dando o suporte por meio de helicópteros e de equipes de apoio, como faz nesta operação.

Com Agência Brasil e EFE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.