Missão resgata refém libertado pelas Farc na Colômbia

Marcos Baquero é o primeiro dos cinco reféns a serem libertados pelos guerrilheiros e resgatados por missão humanitária

iG São Paulo |

O vereador colombiano Marcos Baquero foi libertado nesta quarta-feira pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e resgatado por uma missão humanitária liderada pela ex-senadora Piedad Córdoba.

Baquero foi resgatado em um local desconhecido da selva amazônica localizada no departamento (Estado) de Meta. Ele segue para o aeroporto da cidade de Villavicencio.

AFP
Soldados brasileiros posam em Villavicencio, na Colômbia, em frente ao helicóptero usado na operação de resgate

Ele é o primeiro de cinco reféns que serão libertados pelas Farc nesta semana. Na sexta-feira, a equipe de resgate vai para Florencia para libertar o vereador Armando Acuña e o militar Henrique Marinho López Martínez. Depois, no domingo, serão resgatados os militares Guillermo Solórzano e Salim Sanmiguel.

Dois helicópteros e 22 militares do Exército do Brasil participam das operações, assim como integrantes do governo da Colômbia e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. A ex-senadora Piedad Córdoba também é acompanhada por Hernando Gómez e Danilo Rueda, que integram a organização não governamental Colombianos e Colombianas pela Paz.

As negociações para a libertação dos reféns foram feitas depois de várias exigências tanto das Farc como do governo do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. A base dos acordos são os protocolos de segurança em que o governo garante a suspensão por 36 horas das operações militares nos locais onde serão entregues os cinco reféns.

Em ações anteriores, foram tomadas medidas semelhantes. O Exército do Brasil participou de duas ações dando o suporte por meio de helicópteros e de equipes de apoio, como faz nesta operação.

Com Agência Brasil e EFE

    Leia tudo sobre: colômbiafarcrefénslibertação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG