Ministros do Quarteto para o Oriente Médio debatem a questão de Gaza

O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon e os ministros das Relações Exteriores do Quarteto para o Oriente Médio devem manter agora à tarde uma conferência por telefone sobre a situação em Gaza, segundo fontes diplomáticas.

AFP |

A secretária de Estado americana Condoleezza Rice, os ministros russo e francês das Relações Exteriores, Sergueï Lavrov e Bernard Kouchner, o Alto representante da União Européia (UE) para a política externa Javier Solana, e o representante do Quarteto Tony Blair devem participar, informou em Londres uma fonte que preferiu não ter o nome divulgado.

A informação foi confirmada pela Comissão européia em Bruxelas. "Haverá agora à tarde uma teleconferência do quarteto", declarou Mark English, porta-voz da Comissão.

Da conferência, da qual poderá participar a comissária européia das Relações Exteriores Benita Ferrero-Waldner, deverá sair uma declaração comum.

O Quarteto paro o Oriente Médio reúne os Estados Unidos, a União Européia, a Rússia e a ONU.

Os ministros das Relações Exteriores da UE manterão igualmente hoje em Paris uma reunião de emergência sobre a situação em Gaza, ao final da qual devem pedir o fim imediato dos bombardeios israelenses e dos tiros de foguetes do Hamas, segundo os diplomatas.

Os ministros devem se encontrar em Paris, no quai d'Orsay às 18H30, hora local (17H30 GMT, 15H30 de Brasília) para uma reunião seguida de um jantar de trabalho. Solana e os integrantes da Comissão européia devem também participar.

bur-mt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG