Ministros do G7 analisam em setembro panorama da gripe no mundo

Bruxelas, 13 ago (EFE).- Os ministros da Saúde dos países do Grupo dos Sete (G7, os mais industrializados do mundo) e do México se reunirão em 11 de setembro em Bruxelas para trocar pontos de vista sobre a situação da pandemia da nova gripe e as medidas para combater a doença.

EFE |

A comissária europeia de Saúde, Androulla Vassiliou, presidirá este encontro, informou hoje o porta-voz do bloco europeu Dennis Abbott.

Também está previsto que Vassiliou apresente em 16 de setembro um documento que proponha ações comuns contra esta doença.

A Comissão Europeia (órgão Executivo da União Europeia) anunciou que os ministros de Saúde do bloco realizarão em outubro em Luxemburgo um Conselho extraordinário sobre a gripe.

Nessa época devem começar a ser vendidas as primeiras vacinas contra o vírus H1N1 na Europa, assim que tiverem passado por todos os controles sanitários necessários.

Segundo o porta-voz comunitário de Indústria, Tom van Lierop, três farmacêuticas comunicaram à Comissão que estão desenvolvendo essa vacina na UE.

Em 12 de agosto, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças da UE (ECDC) tinha detectado 873 novos afetados no curso das últimas 24 horas, o que eleva o número de casos acumulados na Europa a 35.025.

No resto do mundo, onde o número total de contágios se situa em 184.656, foram registrados 5.091 novos casos.

A gripe já causou 55 mortes na Europa e 1.827 no resto do mundo, segundo o ECDC. EFE rja/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG