Montevidéu, 17 ago (EFE).- Vários ministros do Uruguai e da Venezuela se reuniram hoje em Montevidéu e analisaram o andamento das relações bilaterais e de outros assuntos de interesse regional, afirmaram fontes oficiais.

O encontro foi liderado pelos ministros das Relações Exteriores do Uruguai, Gonzalo Fernández, e da Venezuela, Nicolás Maduro.

Também participaram da reunião, que foi realizada no Ministério das Relações Exteriores e que se estendeu durante várias horas, os ministros uruguaios de Pecuária, Agricultura e Pesca, Ernesto Agazzi; de Saúde Pública, María Julia Muñoz, e de Desenvolvimento Social, Marina Arismendi.

A delegação venezuelana também incluía os ministros da Indústria e Comércio, William Contreras, e Saúde Pública, Jesús Mantilla, assim como o vice-ministro para a América Latina e o Caribe, Francisco Arias Cárdenas.

Os chanceleres analisaram o andamento do Mercosul, o bloco regional integrado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com a Venezuela em processo de ingresso formal, disseram à Agência Efe fontes oficiais.

Fernández e Maduro acabam de acompanhar os presidentes do Uruguai, Tabaré Vázquez, e da Venezuela, Hugo Chávez, nas cerimônias de posse de Fernando Lugo como presidente do Paraguai, celebradas na sexta-feira.

Durante o encontro, os ministros também discutiram temas de interesse bilateral, nas áreas de saúde, de desenvolvimento social, comércio, alimentos e comunicações, acrescentaram as fontes.

O Uruguai apontou algumas dificuldades burocráticas que dificultaram nos últimos tempos a concretização de negócios para o mercado venezuelano.

Vázquez, que é o primeiro presidente de esquerda na história do Uruguai, estreitou os vínculos com a Venezuela, enquanto o Governo de Chávez realiza grandes investimentos em território uruguaio desde 2005. EFE jf/bm/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.