Ministros de países-membros do CS e da Alemanha debatem crise nuclear do Irã

Paris, 22 set (EFE).- Os ministros de Relações Exteriores dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha se reunirão na próxima quinta em Nova York para discutirem a crise nuclear iraniana, informou hoje um porta-voz da França.

EFE |

A reunião dos ministros de Relações Exteriores de Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia - além da Alemanha - acontecerá independente da Assembléia Geral da ONU.

Esta reunião acontecerá após o encontro preparatório dos diretores políticos destes seis países, em Washington, na última sexta.

O último relatório do diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mahmoud ElBaradei, concentrará o debate ministerial, assim como a possível imposição de novas sanções ao Irã por sua recusa em abandonar seu programa nuclear.

Na reunião de Washington, os altos funcionários "reafirmaram seu apoio ao duplo enfoque", declarou o porta-voz ao se referir ao diálogo e às sanções, com o objetivo de encontrar uma solução negociada que responda à preocupação internacional sobre a capacidade nuclear iraniana.

Por outro lado, o porta-voz confirmou que o Ministério de Relações Exteriores do Irã contatou o embaixador francês no Irã para expressar a ele sua preocupação sobre uma concentração convocada em Colônia (Alemanha) por considerá-la anti-islâmica.

O embaixador da França, país que preside este semestre a UE, afirmou a seu interlocutor iraniano que se trata de um "assunto local que concerne à cidade de Colônia" e não às instituições européias, declarou o porta-voz francês. EFE pdp/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG