Ministros de exteriores da UE se reúnem na Espanha

Córdoba (Espanha), 5 mar (EFE).- O ministro espanhol de Assuntos Exteriores, Miguel Ángel Moratinos, e a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, presidem hoje em Córdoba (Espanha) a reunião informal de ministros de Exteriores da União Europeia (UE), que terá como principal tema o processo de paz do Oriente Médio.

EFE |

Moratinos é anfitrião do fórum, já que a Espanha ocupa a Presidência rotativa da UE, mas o debate será dirigido por Ashton em sua condição de Alta Representante para a Política Externa da UE, como estipula o Tratado de Lisboa.

Além do conflito entre israelenses e palestinos, a reunião ministerial, conhecida pelo nome de Gymnich, vai se centrar na definição de uma política externa comum, à qual contribuirá o novo serviço diplomático europeu.

Asthon vai apresentar o estado dos trabalhos sobre a iniciação do Serviço Europeu de Ação Exterior, cujos eixos básicos serão conhecidos em abril.

A reunião não vai propiciar conclusões formais, mas a intenção de Moratinos é encontrar "decisões estratégicas" sobre alguns dos desafios da política externa da UE. EFE cpg/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG