Ministros de Cooperação Internacional do G8 se reúnem em abril no Canadá

Toronto (Canadá), 18 fev (EFE).- O Canadá anunciou, nesta quinta-feira, que os ministros de cooperação internacional do G8 vão discutir, no final de abril, na localidade canadense de Halifax, programas de ajuda para as regiões mais pobres do mundo, visando a cúpula do grupo, prevista para junho.

EFE |

Os ministros canadenses de Cooperação Internacional, Bev Ode, e Defesa, Peter MacKay, assinalaram durante ato em Halifax que um dos principais pontos de discussão na reunião de abril será a melhora da saúde materno-infantil nas regiões mais pobres do mundo.

"Acho que trabalhando de forma conjunta os países do G8 podem reduzir a mortalidade maternal e infantil, objetivos humanitários que devem progredir, particularmente na África Subsaariana", afirmou Ode em comunicado.

A cada ano, cerca de meio milhão de mulheres morrem durante o período de gestação ou no momento de dar à luz. Além disso, cerca de nove milhões de crianças morrem no mundo todo antes de completar os cinco anos.

Os ministros responsáveis pelo desenvolvimento internacional de França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, assim como representantes da União Europeia (UE), vão participar do encontro.

As decisões tomadas em Halifax serão remetidas para aprovação da cúpula de líderes do G8, que será realizada no final de junho em Huntsville, uma localidade ao norte de Toronto, também no Canadá, país que atualmente preside o G8.

O Ministério de Cooperação Internacional do Canadá assinalou que seu titular viajará, a partir da próxima semana, para visitar os países-membros do G8, buscando informações prévias à reunião. EFE jcr/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG