Ministros de Assuntos Exteriores do G8 iniciam reunião centrada no Irã

Ottawa, 29 mar (EFE).- Os ministros de Assuntos Exteriores do Grupo dos Oito (G8) iniciam esta noite, em Ottawa, uma reunião na qual a crise nuclear com o Irã centrará a maioria das discussões.

EFE |

O Canadá, o anfitrião da reunião, estabeleceu a agenda e colocou como prioridade as conversas para o aumento da pressão sobre o Irã.

Ottawa quer que o G8 acerte um endurecimento das sanções para que o regime de Teerã cesse suas atividades de enriquecimento de urânio, parte de um programa nuclear que o Irã qualifica como pacífico, mas a comunidade internacional teme que ele tenha como objetivo a obtenção de armas atômicas.

O ministro de Assuntos Exteriores do Canadá, Lawrence Cannon, declarou na sexta-feira durante uma entrevista coletiva prévia à reunião que "não nos resta outra opção que buscar novas sanções contra o Irã".

A reunião de ministros, da qual participam os representantes da França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá assim como a alta representante da União Europeia para Assuntos Exteriores, Catherine Asthon, começa à noite com um jantar de trabalho nas proximidades de Ottawa. EFE jcr/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG