Brasília, 23 fev (EFE).- Autoridades de países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) participarão amanhã, em Brasília, da VIII Reunião de Ministros de Justiça das Américas.

Segundo nota divulgada pela OEA, que promove os encontros desde 1997, o secretário-geral da organização, José Miguel Insulza, estará presente nas duas últimas sessões do encontro, que será encerrado na próxima sexta-feira.

A OEA considera o evento como "o fórum hemisférico mais importante em temas relacionados ao fortalecimento e acesso à justiça e à cooperação jurídica internacional em matéria penal, de extradição, políticas penitenciárias e carcerárias, delitos cibernéticos e ciências legistas".

Na quinta-feira, segundo o programa oficial, Insulza deverá abrir um debate sobre "medidas concretas para fortalecer a cooperação jurídica e judicial nas Américas".

Os debates sobre esse assunto continuarão na sexta, quando também será escolhida a sede do próximo encontro.

Até agora, as reuniões dos ministros de países-membros da OEA aconteceram em Buenos Aires (1997), Lima (1999), San José (2000) Port of Spain (2002), Washington (2004 e 2008) e Santo Domingo (2006). EFE.

ed/id

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.