Cairo, 25 nov (EFE).- Os ministros de Assuntos Exteriores árabes realizarão amanhã, no Cairo, uma reunião urgente para tratar do diálogo entre as diversas facções palestinas, lideradas pelo movimento islâmico Hamas e pelo nacionalista Fatah.

Fontes da Liga Árabe, que receberá a reunião de amanhã, afirmaram à Agência Efe que a delegação da Autoridade Nacional Palestina (ANP), controlada pelo Fatah, será presidida por Saeb Erekat, enquanto continuam as tentativas para convencer o presidente palestino, Mahmoud Abbas, a assistir ao encontro.

As fontes descartaram que os ministros árabes emitam uma condenação contra alguma facção palestina devido ao fracasso da reunião para a reconciliação nacional, que estava prevista para o último dia 9, no Cairo.

Esta reunião foi cancelada após que o Hamas decidiu boicotá-la, devido ao descumprimento de seus requisitos e por considerar que as autoridades egípcias estavam agindo com "parcialidade" e apoiavam o presidente palestino no diálogo.

O encontro deveria ter colocado fim a meses de esforços para fechar a divisão entre o Fatah e o Hamas, que não mantiveram oficialmente contatos diretos desde que os islamitas tomaram à força o controle da Faixa de Gaza, em junho de 2007.

Os participantes da reunião de amanhã, que deve começar às 14h30 (10h30 de Brasília), falarão também sobre o processo de paz palestino-israelense e o bloqueio imposto à Faixa de Gaza, segundo as fontes. EFE hh/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.