Ministros aproveitam Davos para abordar a Rodada de Doha

Genebra, 28 jan (EFE).- Ministros de Comércio e Economia de cerca de 20 países que participam do Fórum Econômico Mundial se reunirão no próximo sábado em paralelo ao evento para abordar o impasse nas negociações da Rodada do Desenvolvimento de Doha.

EFE |

A ministra suíça de Economia, Doris Leuthard, convidou seus colegas a se encontrarem em um hotel de Davos para discutir sobre essas negociações, que se realizam desde 2001 na Organização Mundial do Comércio (OMC).

O diretor-geral da organização, Pascal Lamy, também participará do encontro, que se realiza cada ano aproveitando a presença dos ministros de numerosos países no Fórum de Davos.

A Rodada de Doha se encontra em ponto morto desde julho do ano passado, quando cerca de 30 ministros se reuniram por dez dias em Genebra para buscar acordos de princípio em questões cruciais da negociação (comércio agrícola e industrial), a fim de apresentá-los aos 153 países-membros da OMC.

No entanto, eles não chegaram a um acordo porque as principais potências comerciais do mundo desenvolvido (Estados Unidos, União Européia) e emergente (Brasil, China e Índia) não acertaram suas posições.

Lamy tentou convocar uma reunião semelhante em dezembro, mas desistiu porque os Governos já estavam mais preocupados com a crise financeira e econômica mundial. EFE is/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG