Ministro russo chega a Istambul para discutir acordo sobre Cáucaso

Istambul, 2 set (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, chegou hoje a Istambul para discutir com o chefe da diplomacia turca, Ali Babacan, o Pacto de Estabilidade e Cooperação do Cáucaso, proposto pelo Governo da Turquia.

EFE |

Um porta-voz da diplomacia russa disse à imprensa que o principal ponto da reunião é a proposta turca e a situação do Cáucaso meridional após o conflito entre a Rússia e a Geórgia no início de agosto.

De acordo com os meios de comunicação turcos, outro ponto a ser tratado será os problemas nas relações comerciais entre a Turquia e a Rússia nos últimos meses.

As autoridades russas colocaram impedimentos às mercadorias procedentes da Turquia nos últimos dias, e milhares de caminhões desse país ficaram bloqueados na fronteira entre Geórgia e Rússia, por onde estas entram na Federação Russa.

Em resposta, o ministro de Estado responsável pelo Comércio Exterior turco, Kürsad Tüzmen, ordenou que as exportações russas dirigidas à Turquia sejam examinadas detalhadamente para desacelerar a operação.

O Pacto de Estabilidade e Cooperação no Cáucaso que será discutido hoje contempla a criação de um espaço de segurança com a participação exclusiva da Rússia, Turquia, Azerbaijão, Armênia e Geórgia. EFE Amu/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG