Ministro italiano se reúne com representantes latino-americanos

Roma, 27 mai (EFE).- O ministro de Desenvolvimento Econômico italiano, Claudio Scajola, se reuniu hoje em Roma com embaixadores do Grupo de Países Latino-americanos e do Caribe (Grulac) na Itália para discutir o fortalecimento de seus laços econômicos.

EFE |

Em comunicado divulgado hoje, o Governo italiano informa que o impulso que pretende dar às relações econômicas entre Itália e os países do Grulac é uma questão que Scajola abordará nas próximas visitas à América Latina.

A primeira viagem oficial ocorrerá entre 8 e 15 de novembro e compreenderá Brasil, Chile e Argentina, e a segunda, no final de março de 2010, à cidade mexicana de Cancún, por causa do Fórum Internacional de Energia.

"Não devemos nos esconder, já que, apesar desta intensa relação, a realidade sob o perfil econômico é ainda insatisfatória: a Itália é só o 11º cliente dos países (latino-americanos)", disse Scajola aos embaixadores, em declarações reproduzidas no comunicado.

"O volume total de nossos investimentos registrou nos últimos dois anos uma substancial queda", afirmou Scajola.

"O Governo (do primeiro-ministro Silvio) Berlusconi está firmemente disposto a reverter esta tendência e reforçar nossas relações econômico-comerciais", acrescenta.

De acordo com o Executivo da Itália, está previsto que, durante as visitas do ministro italiano à América Latina, ocorram vários fóruns de encontro com os países do Grulac para consolidar "a presença da grande indústria italiana e para promover investimentos" na região. EFE mcs/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG