clara recusa a opção militar sobre Irã - Mundo - iG" /

Ministro italiano diz que há clara recusa a opção militar sobre Irã

Roma, 1 jul (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores italiano, Franco Frattini, afirmou hoje que existe uma clara recusa por parte da comunidade internacional à opção militar para resolver o assunto do programa nuclear do Irã.

EFE |

Em declaração oficial perante a comissão de Assuntos Exteriores do Senado italiano, Frattini informou sobre os assuntos abordados na cúpula ministerial do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia) da semana passada em Trieste, e disse que, "no terreno, não existe uma ameaça militar" por parte do Irã.

"Se o presidente (americano, Barack) Obama estendeu a mão ao Irã até dezembro, acho que nós não deveríamos retirá-la antes de dezembro", disse o ministro italiano, anfitrião da cúpula do G8 de Exteriores de Trieste, que aconteceu de 25 a 27 de junho.

No entanto, reconheceu que "hoje temos menos possibilidades de que Teerã recolha a mão estendida, mas, embora as possibilidades tenham se reduzido, algo de que estou pessoalmente convencido, é preciso explorar as margens úteis para retomar o caminho do diálogo".

O ministro acha que, por enquanto, seria "prematura" a adoção de maiores sanções ao Irã por causa de seu programa nuclear, mas explicou que essas possíveis medidas já foram abordadas em algumas reuniões na Europa. EFE mcs/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG