Ministro israelense pede apoio para plano de paz árabe

Por Allyn Fisher-Ilan JERUSALÉM (Reuters) - Um aliado do primeiro-ministro de Israel pediu nesta segunda-feira que o Estado judaico apóie formalmente um plano árabe de paz para a região, declarando as conversas bilaterais com os palestinos em um beco sem saída.

Reuters |

Proposta em 2002, a iniciativa árabe encontrou pouco interesse da parte de Israel, mas foi saudada como positiva nos últimos meses, tanto pelo primeiro-ministro Ehud Olmert quanto por sua possível sucessora, a ministra das Relações Exteriores Tzipi Livni.

O ministro do Interior Meir Sheetrit, um veterano do gabinete que é próximo de Olmert e Livni, afirmou que a iniciativa é "o melhor canal para que se atinja a paz no Oriente Médio", incluindo o estabelecimento de um Estado palestino.

A proposta oferece a Israel paz e relações normais com os países árabes em troca da desocupação de todos os territórios capturados na guerra de 1967 --Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jerusalém Oriental e Colinas de Golã.

O plano também pede que as partes concordem em uma "solução justa" para os casos de milhões de palestinos classificados como refugiados de suas casas e de sua terra, tomada pelo então novo Estado de Israel, formado em 1948.

"Pagaremos um preço para atingir a paz com os palestinos e pelo mesmo preço teremos a paz com todos os Estados árabes", disse Sheetrit a jornalistas estrangeiros em Jerusalém.

Livni, que irá concorrer ao cargo de primeiro-ministro nas eleições do dia 10 de fevereiro para substituir Olmert, elogiou a iniciativa, mas não chegou a apoiá-la.

Livni é declaradamente contra o retorno de refugiados palestinos para suas casas em Israel. Israel também quer manter grandes blocos de assentamentos judaicos construídos na Cisjordânia ocupada depois de 1967.

Sheetrit disse que os líderes árabes sabem que terão que se comprometer, tanto sobre o território quanto sobre os refugiados, para que se chegue a um acordo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG