Ministro israelense diz manter opções militares contra o Irã

Jerusalém, 27 jul (EFE).- O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, afirmou hoje que seu país não descarta nenhuma opção na hora de impedir o Irã de desenvolver armas nucleares e sugeriu às outras nações que adotem o mesmo enfoque.

EFE |

"De verdade, achamos que nenhuma opção deva ser deixada de fora da mesa. Essa é nossa política e recomendamos aos demais que adotem o mesmo enfoque, embora não possamos impor isso a ninguém", disse Barak em Jerusalém, onde se reuniu com o secretário de Defesa americano, Robert Gates.

O ministro israelense, no entanto, afirmou que, "na fase atual, ainda é preciso dar prioridade à diplomacia e às sanções", dada a retórica antiisraelense do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, vista por Israel como uma ameaça.

Gates, por sua vez, tratou de tranquilizar o interlocutor. Ele lembrou a Barak que oferta de diálogo que a Casa Branca fez ao Irã não é "ad eternum".

"Abordaremos a situação no momento apropriado", destacou o secretário de Defesa, que tem agendada uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

No primeiro dia de sua visita a Israel, Gates ressaltou ainda que os EUA "continuarão garantindo a Israel os armamentos mais avançados para sua defesa".

Barak agradeceu a ajuda, mas frisou que seu país gostaria de poder "se defender sozinho".

"Não somos cegos. Sabemos que tudo o que fazemos tem implicações em nossos vizinhos. Levamos isto em conta, mas no fim estamos comprometidos é com a segurança de Israel", acrescentou.

A visita de Gates coincide com a presença na região do enviado americano para o Oriente Médio, George Mitchell, que esta tarde deixa o Egito para se reunir com o presidente e o primeiro-ministro palestinos, Mahmoud Abbas e Salam Fayyad, respectivamente, na cidade cisjordaniana de Ramala.

Ontem, em Jerusalém, Mitchell disse que o objetivo dos EUA é trabalhar por uma "paz global" entre o Estado judeu e seus vizinhos árabes. EFE ap/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG