Ministro irlandês discute em Cuba sobre relações com UE

Havana, 18 fev (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Micheal Martin, se reuniu hoje com o chanceler cubano, Felipe Pérez Roque, para conversar sobre as relações bilaterais e o diálogo político aberto entre a ilha e a União Europeia (UE).

EFE |

"Tenho a opinião de que minha visita representa uma contribuição a mais ao desenvolvimento e à evolução das relações entre UE e Cuba", disse Martin, durante as saudações protocolares na Chancelaria cubana, onde começou hoje a agenda oficial de uma visita de dois dias à ilha.

Martin é o segundo ministro de Exteriores da UE a viajar a Cuba desde que, em junho do ano passado, o bloco europeu suspendeu definitivamente as sanções diplomáticas contra a ilha impostas em 2003, após as penas em julgamentos sumários a 75 dissidentes.

"Nesse contexto, esperamos (...), como membros da UE, que também possamos avançar em muitas questões que fazem parte da agenda de discussões que temos" para hoje, acrescentou Martin, que, segundo a imprensa irlandesa, conversará com Pérez Roque sobre a situação dos direitos humanos na ilha.

Martin destacou também as possibilidades de aumentar as relações entre os dois países em âmbitos como o econômico, o político e o cultural, por ocasião de sua visita, que, segundo disse, tem como objetivo principal "aprofundar e fortalecer" os laços entre Cuba e Irlanda.

Pérez Roque disse que "é possível avançar no desenvolvimento de um diálogo político respeitoso entre Cuba e UE", e que a visita do ministro irlandês é "uma contribuição a estes esforços", depois que, nos últimos anos, houve "passos importantes".

O chanceler cubano fez uma visita pela Europa em outubro do ano passado que o levou à Espanha e à França, onde a União Europeia e Cuba deram por restabelecido o "diálogo político" quebrado em 2003.

EFE jlp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG