questão nacional - Mundo - iG" /

Ministro iraquiano insiste em que acordo com os EUA é uma questão nacional

Amã, 23 out (EFE).- O ministro do Interior iraquiano, Jawad Bulani, disse hoje que o acordo que as autoridades iraquianas e americanas estão negociando para definir o futuro da presença das forças dos Estados Unidos no país é uma questão puramente nacional.

EFE |

Em declarações à imprensa em Amã, antes do início da conferência de ministros de Interior dos países vizinhos do Iraque, Bulani ressaltou que Bagdá rejeita qualquer intervenção estrangeira neste assunto.

"O acordo de segurança com os EUA é uma questão puramente nacional e não podemos aceitar nenhuma intromissão que prejudique os interesses do Iraque", disse Bulani.

Além disso, acrescentou que "o acordo de segurança está sujeito unicamente à postura do Governo iraquiano".

O pacto de segurança entre os EUA e o Iraque não foi incluído na agenda da conferência dos países vizinhos do Iraque, na qual devem ser discutidos vários assuntos vinculados à segurança neste país, incluindo a luta contra o terrorismo.

O ministro iraquiano, em referência ao Irã, disse também que a região é testemunha de "um conflito ideológico para impor um ponto de vista particular".

O Irã, que participa das reuniões, expressou abertamente sua oposição ao acordo de paz entre o Iraque e os Estados Unidos. EFE am/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG