Ministro iraquiano chega ao Irã para discutir segurança regional

Teerã, 19 mai (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores do Iraque, Hoshiar Zebari, iniciou hoje uma visita oficial de dois dias ao Irã, cujo principal objetivo é coordenar as políticas comuns e a segurança regional, além de estudar a conjuntura internacional.

EFE |

A agenda do chefe da diplomacia iraquiana inclui uma audiência com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e reuniões com o ministro de Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, e com o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Saeed Jalili.

A chegada de Zebari coincidiu hoje com duras declarações do líder supremo da Revolução iraniana, aiatolá Ali Khamenei, nas quais el acusou os Estados Unidos de conspirar contra o Irã e fomentar o terrorismo a partir do Iraque.

O Irã, que expressou seu apoio ao atual Governo iraquiano, exige a saída imediata de todas as tropas americanas mobilizadas neste país.

Após a queda do regime iraquiano de Saddam Hussein, depois da invasão americana, as relações entre Irã e Iraque, antes inimigos, estreitaram-se, com especial crescimento no setor econômico e comercial, e na cooperação energética. EFE jm-msh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG