Ministro iraniano chega a Riad em visita não anunciada

Riad, 15 mar (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, chegou hoje a Riad em uma visita que não tinha sido anunciada e que está relacionada à próxima cúpula árabe em Doha, informaram fontes oficiais.

EFE |

Mottaki foi recebido no aeroporto pelo ministro de Exteriores saudita, o príncipe Saud al-Faisal, com quem manterá uma reunião nas próximas horas. O ministro iraniano também se reunirá com o rei saudita, Abdullah bin Abdelaziz, disseram as fontes.

A chegada do representante do Governo de Teerã aconteceu um dia depois de Faisal viajar a Doha, a capital do Catar, para analisar temas relacionados à citada cúpula árabe, que será realizada em 30 de março.

A imprensa saudita informou que alguns líderes do Golfo Pérsico se mostraram contra que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, seja convidado à cúpula em Doha, e disseram que, se ele estiver presente, não participarão dessa reunião.

O Irã não é membro da Liga Árabe, mas, como observador dessa organização, foi em várias ocasiões às cúpulas árabes com representantes de alta categoria, mas sem nível presidencial.

A Arábia Saudita é um dos países da região que mantêm uma política moderada no Oriente Médio, frente a outras nações, como Irã, Catar e Síria, que costumam se destacar por posições mais duras a respeito de Israel e dos Estados Unidos. EFE as-aj-ag/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG