Ministro indiano diz que posições de nações estão se aproximando na OMC

Genebra, 23 jul (EFE) - O ministro do Comércio indiano, Kamal Nath, afirmou hoje que os sete titulares que estão reunidos tentando desbloquear a Rodada de Desenvolvimento de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) estão aproximando posições e negociando valores concretos.

EFE |

"Estamos tentando reconciliar muitas coisas e, como há um sentido de reconciliação, é por isso que podemos nos reunir", afirmou Nath aos jornalistas que aguardavam na sede da OMC os ministros, reunidos desde a tarde.

Além do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, estão reunidos os titulares de Austrália, China, Estados Unidos, Índia, Japão e União Européia (UE).

Eles foram convocados pelo diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, em uma tentativa de desbloquear negociações que estão estagnadas há sete anos.

Lamy desconvocou a reunião às 23h (hora local) e deu aos ministros duas horas de descanso, durante as quais se reunirá de forma individual com cada um deles para voltar a se encontrar com todos de novo à 1h de Genebra (meia-noite de Brasília).

Nath indicou que estão "reconciliando números" e confirmou que as posições dos diferentes ministros estavam se aproximando, prova de que vão se reunir de novo.

Questionado sobre as ofertas de Índia, Nath contestou que as porá sobre a mesa "à uma da madrugada".

O ministro ainda fez uma avaliação do processo, ao dizer que "há uma forte oportunidade de avanço" e "há um grande sentido de encontrar vias para avançar". EFE mh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG