Paris, 6 nov (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores francês, Bernard Kouchner, anunciou hoje que apresentará ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, um documento no qual o bloco europeu propõe o relançamento da associação transatlântica.

"A Europa existe" e "representa uma força política", disse hoje o chefe da diplomacia francesa, em declarações à rede de televisão "iTele", nas quais anunciou sua proposta a Obama.

Sob a atual Presidência rotativa francesa da União Européia (UE), disse, os 27 países-membros trabalharam muito no documento sobre as relações transatlânticas que ele apresentará em Washington na próxima terça-feira.

"Vamos trabalhar no multilateralismo" e em questões como o conflito no Oriente Médio, a situação no Afeganistão e as relações da UE com a Rússia, nas quais deve ser levada em conta a opinião da Europa, acrescentou.

Segundo Kouchner, o objetivo da nova relação da UE com os Estados Unidos consiste em reconstruir a situação para que o mundo não esteja centrado "em um só país".

Assim afirma o texto que apresentará ao futuro presidente americano e que foi aprovado pelos ministros de Assuntos Exteriores da UE na segunda-feira passada, na cúpula que realizaram em Marselha.

Kouchner disse então que "também não se trata de dar lições aos Estados Unidos, mas de um sopro de valor agregado a objetivos comuns". EFE pi/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.