Ministro espanhol cumpre agenda política e econômica em visita ao Brasil

Brasília, 28 abr (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, abordará na próxima terça com as autoridades do Brasil uma vasta agenda econômica e política que incluirá os recentes problemas migratórios entre os dois países.

EFE |

Moratinos chega esta noite a Brasília procedente de Buenos Aires e toda sua atividade oficial acontecerá no dia de amanhã, quando encerrará a viagem que iniciou na última quinta no Haiti e que também o levou ao Peru e à Argentina.

Na área política, o ministro se reunirá com seu colega Celso Amorim e visitará o Senado e a Câmara dos Deputados, onde se reunirá com parlamentares interessados em tratar de assuntos como os problemas migratórios que registrados este ano em aeroportos dos dois países, disseram à Agência Efe fontes oficiais brasileiras.

A visita de Moratinos também terá um forte teor econômico.

A Espanha é o segundo investidor estrangeiro no Brasil atrás dos Estados Unidos, com capitais que chegam a US$ 35 bilhões.

O Brasil espera o que chamou de "segunda onda de investimento" espanhola, que deseja atrair para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Moratinos conversará sobre este assunto com Amorim e com diretores de empresas espanholas que operam no Brasil, com os quais o ministro espanhol deve almoçar amanhã.

Durante seu encontro com Amorim, Moratinos também deverá tratar de assuntos da agenda internacional, como as cúpulas UE-América Latina, que será realizada em maio em Lima, e a Ibero-Americana, que acontecerá no final deste ano em El Salvador.

Além disso, serão discutidos planos de cooperação com outros países. EFE ed/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG