Ministro equatoriano diz que Obama sintetiza esperança latina

Quito, 5 nov (EFE).- A vitória do democrata Barack Obama nos Estados Unidos sintetiza a esperança desse país e da América Latina, assegurou hoje o ministro coordenador de Segurança Interna e Externa do Equador, Gustavo Larrea.

EFE |

"Obama é a síntese da esperança da América do Norte e da América Latina", assinalou Larrea à Agência Efe, após dizer que com o democrata na Casa Branca, a relação de Washington com o resto do continente melhorará.

"A vitória de Obama não faz mais que expressar a profunda necessidade de mudança da sociedade americana", comentou o ministro.

"Acho que a América Latina já estava respirando tranquilamente por sua conta e risco, mas acho que agora as relações vão melhorar" com Washington, reiterou Larrea.

Fora isso, ele ressaltou que Obama "expressa também a esperança dos latino-americanos de ter uma relação distinta com a América do Norte, uma relação mais horizontal, mais fraterna, onde sejam os interesses de todos os que predominem e não só os interesses de uma das partes".

O Governo do Equador prepara também uma declaração sobre as eleições presidenciais nos EUA, embora a Chancelaria em Quito tenha esclarecido que esse pronunciamento será divulgado depois de divulgados os resultados oficiais do pleito. EFE fá/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG