Ministro diz que primeiros passos para reunificação do Chipre são positivos

Berlim, 30 abr (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores cipriota, Markos Kyprianou, afirmou hoje em Berlim que os primeiros passos das negociações com a minoria turco-cipriota, visando a uma futura reunificação política da ilha, estão sendo muito positivos.

EFE |

Kyprianou fez estas afirmações depois de se reunir, em Berlim, com o ministro de Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, que acredita que as negociações iniciadas este mês favorecerão "até o meio do ano" um "diálogo real" entre ambas as partes para alcançar uma solução à divisão da ilha.

Steinmeier concordou com que o diálogo com a Turquia nem sempre é fácil e disse que a iniciativa de inaugurar as conversas partiu dos próprios cipriotas, apesar de achar que, no futuro, também não deverá faltar o apoio da comunidade internacional.

A República do Chipre, de maioria grega, é reconhecida pela comunidade internacional e, desde 2004, faz parte da União Européia (UE), enquanto a autoproclamada República Turca do Norte do Chipre só é reconhecida pela Turquia. EFE nvm/rb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG