trégua humanitária para Gaza - Mundo - iG" /

Ministro de Relações Exteriores alemão pede trégua humanitária para Gaza

Berlim, 30 dez (EFE).- O ministro alemão de Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, pediu uma trégua humanitária para a Faixa de Gaza, que permita a entrada de ajuda e espaço para que os esforços diplomáticos conduzam a um cessar-fogo durável, segundo um comunicado divulgado hoje.

EFE |

Nas conversas telefônicas mantidas hoje com seu colega israelense, Tzipi Livni, e o presidente palestino Mahmoud Abbas, além de representantes dos Governos do Egito e da Síria, o ministro social-democrata expressou sua preocupação de que "uma escalada crescente da violência" acabe com todos os progressos da conferência de Annapolis de novembro, além de "perder os parceiros construtivos do mundo árabe".

Steinmeier propôs um cessar-fogo com fins "humanitários" que facilite "a vital provisão de ajuda para os habitantes de Gaza".

As palavras conciliadoras do ministro de Relações Exteriores e vice-chanceler alemão contrastam com a postura da chanceler Angela Merkel, líder da União Democrata-Cristã e da grande coalizão que governa a Alemanha.

Ontem, através de seu vice-porta-voz Thomas Steg, Merkel responsabilizou o movimento islâmico palestino Hamas "sozinho" pela "escalada de violência" na Faixa de Gaza, e pediu que cessem o lançamento de foguetes Al Qassam sobre o território israelense," se quiserem acabar com os bombardeios israelenses sobre a Faixa de Gaza. EFE umj/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG