Ministro de Exteriores iraniano chega em visita surpresa a Bagdá

Bagdá, 29 ago (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, chegou hoje em uma visita surpresa a Bagdá para se reunir com responsáveis do Governo iraquiano, informou a televisão estatal Al Iraqiya.

EFE |

Durante sua estadia no Iraque, Mottaki abordará a marcha das relações bilaterais e assuntos de interesse comum, assinalou a emissora.

Trata-se da segunda visita de Mottaki neste ano, após a efetuada em fevereiro, quando foi recebido pelo primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, e por seu colega Hoshiyar Zebari.

A viagem do titular de Assuntos Exteriores iraniano coincide com a realização no Iraque dos funerais de um dos políticos xiitas mais influentes do país, Abdel Aziz al-Hakim, morto na quarta-feira passada no Irã de um câncer de pulmão.

Os restos de Hakim, dirigente de Conselho Supremo Islâmico do Iraque, chegaram ontem a Bagdá, procedentes do Irã, onde ontem se celebrou um funeral grande.

O Governo iraquiano declarou na quinta-feira passada três dias de luto nacional pelo clérigo, que será enterrado na cidade santa xiita Najaf, uns 160 quilômetros ao sul da capital. EFE ah-aj-ssa/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG