Ministro de Exteriores francês viaja para a República Democrática do Congo

Paris, 31 out (EFE).- O ministro de Exteriores francês, Bernard Kouchner, viaja hoje para Goma, a grande cidade do leste da República Democrática do Congo (RDC), na qual nos últimos dias aumentaram os combates entre tropas do Exército e rebeldes tutsis.

EFE |

Fontes do Ministério de Exteriores, citadas pela emissora "France Info", disseram que Kouchner partirá esta mesma tarde para Goma acompanhado do secretário de Estado de Cooperação, Alain Joyandet.

Dezenas de milhares de pessoas se concentraram nos últimos dias em campos de deslocados próximos a Goma, em torno da qual houve combates entre as Forças Armadas da RDC e da guerrilha do Congresso Nacional da Defesa do Povo (CNDP).

Kouchner tinha dito ontem, após um encontro com o Alto Representante da União Européia para a Política Externa e de Segurança Comum, Javier Solana, que os 27 estudavam a possibilidade de dar "ajuda humanitária", e de fazê-lo através do aeroporto de Goma.

O responsável pela diplomacia francesa se referiu à possibilidade de desdobrar até 1.500 militares europeus do "grupo tático", embora tenha destacado que se esse desdobramento fosse realizado esses soldados não teriam uma missão de combate. EFE ac/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG