Ministro de Exteriores da Espanha inicia viagem que o levará ao Brasil

Madri, 24 abr (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, começa hoje uma viagem pela América Latina que passará pelo Brasil e por outros três países com o objetivo de reforçar as relações bilaterais e expressar o compromisso da Espanha e da União Européia (UE) no desenvolvimento da região.

EFE |

Brasília deve ser a última escala da viagem, na qual Moratinos vai se reunir com o Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim para abordar questões como o controle de migração entre os dois países.

O assunto já tinha sido tratado na reunião mantida por representantes de ambos os países há um mês em Madri, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se queixar das muitas rejeições de entrada de brasileiros no aeroporto de Barajas, em Madri.

Moratinos também falará da próxima Cúpula Ibero-Americana de San Salvador e da reunião entre o Brasil e a UE, que acontecerá no final do ano.

Espera-se que o ministro espanhol se encontre também com empresários brasileiros.

Esta é a primeira viagem realizada por Moratinos desde que o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, o confirmou na frente da diplomacia da Espanha.

Antes de chegar ao Brasil, o ministro espanhol passará pelo Haiti, por Lima, onde se encontrará com o presidente peruano Alan Garcia, e pela Argentina, onde se reunirá com o chefe da diplomacia local.

Moratinos aproveitará a viagem para avaliar a possibilidade de comemoração pelos 200 anos das repúblicas ibero-americanas.

O Governo da Espanha formou, em 2007, um grupo de trabalho liderado pelo ex-presidente do Governo espanhol Felipe González para coordenar as ações sobre esta comemoração. EFE cpg/rr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG