Ministro de Exterior da China se encontrará com colegas da A.Latina

Pequim, 14 jan (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores da China, Yang Jiechi, vai comparecer à IV Reunião Ministerial do Fórum de Cooperação Ásia do Leste-América Latina (Focalal), que acontece em Tóquio no próximo final de semana, e vai se encontrar com seus colegas da Argentina e México.

EFE |

Segundo confirmou hoje em entrevista coletiva Jiang Yu, porta-voz de turno do Ministério de Assuntos Exteriores, "este fórum tem papel importante para aumentar a cooperação e aprofundar os intercâmbios entre as duas regiões".

A crise financeira e econômica global, o desenvolvimento social e ambiental e a inclusão social são alguns dos temas principais na agenda da cúpula, explicou Jiang.

"Na tarde do dia 16 e na manhã do dia 17, o ministro Yang Jiechi manterá reuniões bilaterais com algumas das partes, que incluirão Argentina (cuja delegação está liderada pelo chanceler Jorge Taiana), Japão, México (com a chanceler Patricia Espinosa), Coreia do Sul e outros países", acrescentou.

A porta-voz também explicou que durante a reunião será anunciada a Declaração de Tóquio, "que dará mais vigor e dinamismo ao futuro do Fórum".

Um total de 18 países latino-americanos e 16 asiáticos estarão representados na quarta reunião do fórum, criado em 1999, e que este ano tem como objetivo consolidar as reuniões, que se realizaram a cada três anos desde 2001. EFE gmp/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG