Ministro de Assuntos Exteriores da Eslováquia anuncia sua renúncia

Praga, 17 dez (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores da Eslováquia, Jan Kubis, anunciou hoje durante uma entrevista coletiva em Bratislava sua renúncia do cargo, após ser confirmada sua escolha como secretário da Comissão Econômica para a Europa na ONU.

EFE |

O encontro com a imprensa foi acompanhado pelo primeiro-ministro, o social-democrata Robert Fico, que confirmou que o substituto de Kubis "terá um perfil parecido, de caráter diplomático preferencialmente, e não será candidato de nenhum partido".

Fico apreciou muito o trabalho realizado por Kubis durante estes dois anos e meio de legislatura e que "superou momentos muito difíceis", referindo-se especificamente à tensão nas relações bilaterais com a Hungria.

Além disso, avaliou o "grande êxito da entrada na convenção de Schengen", assim como os preparativos para adotar o euro a partir do dia 1º de janeiro, por tudo o qual "me sinto muito agradecido" ao ministro que está saindo.

O chefe da diplomacia eslovaca, de 56 anos, afirmou que seu período no comando da Chancelaria representou uma "etapa extraordinária" em sua vida profissional. EFE gm/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG