Ministro da Defesa do R.Unido se reúne com representante de província afegã

Cabul, 27 jun (EFE).- O ministro da Defesa do Reino Unido, Bob Ainsworth, se reuniu hoje com o alto escalão da província afegã de Helmand (sul), onde um contingente do país europeu, sob comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), conduz uma grande operação contra a insurgência talibã.

EFE |

Ainsworth assegurou que as tropas estão contribuindo para garantir a segurança para as eleições presidenciais afegãs de agosto após se reunir com o governador de Helmand, Muhammad Gulab Mangal, e com outros representantes do Governo provincial, segundo a agência afegã "AIP".

Em um breve comparecimento diante da imprensa, o ministro se comprometeu a conduzir projetos de reconstrução na província, onde o Reino Unido mantém cerca de oito mil soldados, dentro da Força Internacional de Assistência à Segurança da Otan.

A organização militar lançou no último dia 19 uma ofensiva que foi descrita pelo comando da Otan no país centro-asiático como "uma das maiores operações aéreas dos tempos modernos".

Helmand e a vizinha Kandahar são as principais fortaleza dos insurgentes no Afeganistão e onde se concentra 90% do cultivo de ópio, atividade que representa uma importante fonte de financiamento dos talibãs. EFE nh-mb/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG