Ministro da Defesa chileno se reunirá com Morales na Bolívia

La Paz, 14 jun (EFE) - O ministro da Defesa do Chile, José Goñi, chegará amanhã à Bolívia para se reunir na próxima segunda-feira com o presidente boliviano, Evo Morales, informou hoje à Agência Efe uma fonte oficial.

EFE |

Um porta-voz do ministério chileno confirmou que Goñi também deve se encontrar com o titular da Defesa boliviano, Wálker San Miguel, no marco do estreitamento de relações que vivem ambos os países nos últimos tempos.

Segundo o jornal "La Razón", que cita fontes extra-oficiais, o ministro chileno assistirá amanhã ao jogo de futebol entre Bolívia e Chile, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010.

Com exceção de um breve lapso nos anos 70 durante as ditaduras de Hugo Bánzer e Augusto Pinochet, Bolívia não tem relações diplomáticas com o Chile desde a Guerra do Pacífico, no final do século XIX, na qual perdeu sua saída ao mar.

Em meados de 2006, Morales e a presidente chilena, Michelle Bachelet, iniciaram um inédito processo de aproximação, ao fixar uma agenda de diálogo com 13 pontos de importância bilateral.

Essa agenda inclui a histórica demanda boliviana de uma saída soberana ao Oceano Pacífico. EFE az/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG