Ministro da Defesa chileno agradece ajuda argentina após erupção de vulcão

Santiago do Chile, 8 mai (EFE).- O ministro da Defesa do Chile, José Goñi, que viajou hoje à cidade Argentina de Bariloche, agradeceu a ajuda oferecida pelas autoridades argentinas aos chilenos que deverão ser levados a esse país para fugir da erupção do vulcão Chaitén.

EFE |

Goñi chegou a Bariloche acompanhado pela diretora do Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior (Onemi), Carmen Fernández, e o Intendente (Governador) da região dos Lagos, Sergio Galiléia, onde se reuniu com o vice-presidente argentino, Julio Cobos, para coordenar ações conjuntas.

Após visitar alguns dos chilenos que estão em Bariloche, Goñi esclareceu que Carabineiros (policiais militarizados) do Chile estão prontos para obrigar os aldeões a se retirarem da região de perigo, após a aprovação de um recurso de proteção apresentando na Corte de Apelações de Puerto Montt, no sul do país.

"A Corte já instruiu os Carabineiros para localizar estas pessoas e tirá-las da região de perigo. Os juízes deram instruções para usar a força caso seja necessário", afirmou o secretário de Estado, em declarações à rádio "DNA".

Ainda de acordo com Goñi, cerca de 130 pessoas que não saíram das regiões próximas ao vulcão serão localizadas e retiradas pela força policial.

"Ainda há gente que não respeita as decisões da autoridade que tenta proteger sua vida. É pouca gente, mas não queremos desenlaces não esperados", enfatizou o ministro.

A nova emissão do vulcão Chaitén, ocorrida na noite de quarta-feira, levou o Governo a ordenar a evacuação total em um perímetro de 30 quilômetros em torno ao vulcão.

Calcula-se que oito pessoas abandonaram a província de Palena, localizada 1.220 quilômetros ao sul de Santiago, mas que dezenas ainda resistiam a abandonar suas casas ou animais, escondendo-se das patrulhas que percorrem a área para levá-los a outros locais. EFE mc/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG