Ministro colombiano viaja aos EUA para se reunir com secretário da Justiça

Bogotá, 6 jun (EFE).- O ministro do Interior e Justiça colombiano, Fabio Valencia, viajou hoje aos Estados Unidos, onde se reunirá na próxima segunda-feira com o secretário da Justiça e procurador-geral americano, Eric Holder.

EFE |

Em Washington, Valencia e Holder abordarão diretamente temas como o fortalecimento penal acusatório, extradição, cooperação judicial, luta antidrogas e proteção a líderes sindicais.

Valencia estará acompanhado do vice-ministro da Justiça colombiano, Miguel Ceballos, segundo um comunicado à imprensa do ministério.

Antes de partir, Valencia destacou o desejo do Governo colombiano de levar ao maior nível a interlocução com seu colega dos Estados Unidos em todos os aspectos da justiça e da coordenação na luta contra todas as formas de crime.

Quanto à extradição, Valencia destacou a importância deste mecanismo para a luta contra o crime organizado, mediante o envio aos Estados Unidos de colombianos vinculados a crimes como o narcotráfico e a lavagem de ativos, entre outros.

Valencia também explicará em Washington as ações do Governo colombiano para o fortalecimento da política sobre direitos humanos, com ênfase no tema da proteção aos dirigentes sociais, políticos e religiosos do país.

Sobre a luta contra as drogas, Valencia tratará diversos aspectos da ação da Colômbia contra o narcotráfico e a fiança dos mecanismos para combater toda a cadeia, do cultivo da folha de coca até o consumo. EFE ocm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG