Ministro colombiano promoverá tratado comercial com EUA no Texas

Bogotá, 14 jun (EFE).- O ministro do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, Luis Guillermo Plata, viajará no próximo dia 24 ao estado americano do Texas para promover diante de congressistas e empresários o Tratado de Livre-Comércio (TLC) assinado entre os dois países em 2006, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

Plata realizará até 27 de junho as novas gestões na busca pela confirmação do TLC, adiada por reservas da maioria democrata do Congresso americano, que exige da Colômbia melhorias em matéria de trabalho e de direitos humanos.

"O objetivo das visitas de funcionários do Governo colombiano aos estados e distritos onde o acordo comercial teria impacto é mostrar aos opositores os benefícios econômicos e sociais de aprová-lo", indicou o ministro colombiano.

"O que mais convém ao país é o TLC", disse Plata.

Ele acrescentou que seu Governo fará tudo o que estiver a seu alcance para que o TLC seja aprovado, apesar de serem ampliadas as tarifas à Lei de Preferências Tarifárias Andinas e Erradicação de Drogas (ATPDEA, em inglês).

Na semana passada, o ministro colombiano se reuniu em Washington com os secretários americanos do Tesouro, Henry Paulson, e de Comércio, Carlos Gutiérrez. EFE gta/fh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG