espécie de cumplicidade entre ETA e Farc - Mundo - iG" /

Ministro colombiano fala de espécie de cumplicidade entre ETA e Farc

Navacerrada (Espanha), 5 jul (EFE).- O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, falou hoje da existência de uma espécie de cumplicidade entre o grupo basco ETA e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

EFE |

Em seu discurso no campus de verão da fundação Faes, dirigida pelo ex-presidente do Governo espanhol José María Aznar, ao ser perguntado sobre a possível vinculação entre essas duas organizações, Santos disse não saber "que tipo de relações poderiam ter".

Mas afirmou que "existe uma espécie de cumplicidade, disso não há mais dúvidas, devido aos programas e evidências que encontramos".

O ministro se referia à informação confiscada nos computadores pertencentes ao "número dois" das Farc, "Raúl Reyes", que morreu no ataque das Forças Aéreas colombianas contra um acampamento da guerrilha em território do Equador em 1º de março.

"Aparecem tentativas de fazer algum tipo de atentados aqui em Madri", disse Santos, sem entrar em detalhes sobre este ponto.

Também falou da recente divulgação de um vídeo no qual membros das Farc enviam uma saudação à ETA que, segundo o ministro, pode ter sido filmado quando algum jornalista espanhol esteve com a guerrilha colombiana.

"Estes grupos se retroalimentam", acrescentou Santos, que citou também o Exército Republicano Irlandês (IRA), que no passado enviou especialistas em explosivos às Farc.

Santos se reunirá hoje com a ministra da Defesa espanhola, Carme Chacón. EFE pi/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG