todo vínculo militar com Taiwan - Mundo - iG" /

Ministro chinês pede que EUA retirem todo vínculo militar com Taiwan

Pequim, 8 dez (EFE).- O ministro da Defesa chinês, Liang Guanglie, pediu aos Estados Unidos que retirem todo vínculo militar com Taiwan e sejam interrompidos os planos de venda de novo armamento a essa ilha, informou hoje o jornal estatal China Daily.

EFE |

Liang fez estas declarações em sua reunião com Richard Myers, ex-presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA, atualmente em visita à China.

Taiwan, ilha separada unilateralmente da China em 1949, não é reconhecida como entidade independente pelos EUA, mas, no entanto, recebe ajuda econômica e militar de Washington, que prepara uma nova remessa de armamento com destino à ilha.

Em outubro, Washington anunciou ao Congresso americano a intenção de vender a Taipé sistemas antimísseis Patriot III, helicópteros Apache, partes de aviões caça F16 e sistemas antiaéreos.

O ministro da Defesa chinês pediu aos EUA que "tome medidas para mostrar sua adesão ao princípio de uma só China" e cumpra seu compromisso com Pequim sobre Taiwan, um assunto que o regime comunista considera assunto "interno". EFE abc/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG