Ministro britânico renuncia por acusação sobre gastos pessoais

O ministro-adjunto da Justiça da Grã-Bretanha, Shahid Malik, renunciou ao seu cargo nesta sexta-feira depois de ser acusado de infringir o código de conduta de ministros sobre gastos pessoais. A acusação contra Malik foi publicada pelo jornal britânico The Daily Telegraph, que afirma que o ministro está pagando aluguel muito abaixo do valor de mercado por uma casa em West Yorkshire (região no centro da Inglaterra) a um proprietário que foi condenado na Justiça por se apropriar indevidamente de outro imóvel.

BBC Brasil |

O Código de Conduta Ministerial britânico afirma que integrantes do gabinete não podem usar sua posição de influência para obter vantagens financeiras.

O primeiro-ministro Gordon Brown pediu que seu conselheiro sobre assuntos do gabinete ministerial, Philip Mawer, investigue as acusações contra Malik e entregue um relatório completo sobre o caso.

O porta-voz de Brown disse que a acusação precisa ser investigada porque, caso seja provada, Malik teria "um potencial benefício financeiro".

Malik, que é do Partido Trabalhista, do primeiro-ministro, diz que as acusações do jornal são uma "invenção".

Escândalo
Nas últimas semanas, a imprensa britânica divulgou acusações de mau uso do dinheiro público contra várias autoridades e parlamentares, levando Gordon Brown a pedir desculpas em público.

Mais de vinte parlamentares e ministros prometeram reembolsar o governo, depois que a imprensa divulgou que eles usaram verbas públicas para despesas pessoais.

Na quarta-feira, Brown anunciou a suspensão de um parlamentar do seu partido, Elliot Morley, presidente da Comissão de Energia e Clima do Parlamento, que teria usado mais de US$ 24 mil irregularmente para pagar uma hipoteca.

No mesmo dia, um de seus principais conselheiros do conservador David Cameron, o principal líder de oposição, decidiu pedir demissão depois que veio a publico que usou verbas na compra de uma casa.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG