Ministro britânico inicia em Israel uma viagem pelo Oriente Médio

JERUSALÉM - O ministro de Assuntos Exteriores britânico, David Miliband, inicia neste domingo em Israel uma viagem pelo Oriente Médio que o levará também aos territórios palestinos, Síria e Líbano, informou a imprensa israelense.

EFE |

Miliband se reunirá em dois dias com o chefe do Governo israelense, Ehud Olmert, com a ministra de Exteriores israelense, Tzipi Livni, com o ministro da Defesa, Ehud Barak; e com o líder da oposição, o presidente do Likud, Benjamin Netanyahu.

Também irá à cidade cisjordaniana de Ramala para se reunir com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e com o primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad.

A visita vem precedida pela decisão de Londres de diferenciar, na etiqueta, os produtos originais de assentamentos judaicos na Cisjordânia dos que provêm de localidades palestinas nesse território ocupado desde 1967.

O Reino Unido pretende, assim, vigiar o correto cumprimento do acordo de livre-comércio entre Israel e a União Européia (UE), cujas isenções tarifárias não se aplicam às exportações de colônias judaicas em território palestino.

A medida não agradou Israel e essa postura deve ser expressada a Miliband pelos dirigentes israelenses, segundo fontes próximas ao Governo israelense citadas hoje pelo jornal "The Jerusalem Post".

A posterior visita à Síria será a primeira de um chefe da diplomacia britânica desde 2000 e está dentro da crescente integração diplomática de Damasco na comunidade internacional.

    Leia tudo sobre: israel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG