inaceitável reconhecimento de regiões georgianas - Mundo - iG" /

Ministro britânico acha inaceitável reconhecimento de regiões georgianas

Londres, 26 ago (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores britânico, David Miliband, considerou hoje inaceitável e injustificável a decisão da Rússia de reconhecer a independência das regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia.

EFE |

"Nós apoiamos completamente a independência e a integridade territorial da Geórgia, que não pode ser mudada com um decreto de Moscou", afirmou Miliband, em comunicado oficial.

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou hoje na televisão a assinatura dos decretos para o reconhecimento russo da independência de ambas as regiões georgianas (tradicionalmente pró-russas), e pediu que outros Estados sigam o mesmo caminho.

Na opinião do chefe da diplomacia britânica, "o anúncio de hoje exacerba mais a já tensa situação na região" do Cáucaso.

Miliband considera também que a decisão do Kremlin "é contra os princípios do acordo de paz que a Rússia definiu recentemente".

O ministro pediu que a Rússia "acate a normativa internacional como base para resolver esta crise e aplicar completa e urgentemente seu compromisso de retirar suas forças da Geórgia até posições prévias a 7 de agosto (quando tropas russas invadiram a Geórgia)".

O titular de Assuntos Exteriores britânico acrescentou que visitará a Ucrânia amanhã, a fim de formar "a maior coalizão possível contra a agressão russa na Geórgia". EFE pa/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG