Ministro assegura que Sérvia não renunciará ao Kosovo para entrar na UE

Moscou, 19 jul (EFE).- O ministro de Exteriores sérvio, Vuk Jeremic, assegurou hoje que Belgrado não mudará de postura a respeito da independência do Kosovo a fim de ingressar na União Européia (UE).

EFE |

"Não acho que a UE vá tentar obrigar a Sérvia a mudar sua posição sobre o Kosovo para ingressar no bloco. Mas se isso ocorresse, a Sérvia diria 'não'", declarou.

Jeremic, que chegou na quinta-feira a Moscou em visita de trabalho, ressaltou que a postura de Belgrado é compartilhada por "um número significativo de países europeus".

"Estamos dispostos a entabular conversas com a UE para alcançar um acordo aceitável para todos, que receba o beneplácito do Conselho de Segurança da ONU", apontou.

O chefe da diplomacia sérvia também assegurou que seu Governo não se opõe à presença da UE em território de seu país.

"Mas achamos que a presença da missão policial comunitária deve ser respaldada por uma decisão do Conselho de Segurança da ONU", afirmou.

Ele antecipou que a Sérvia tomará uma série de medidas "estratégicas" a fim de "dificultar a entrada do Kosovo em qualquer organização internacional", de modo que sua independência seja reconhecida "pelo menor número de países".

"Tentaremos abortar a idéia da independência do Kosovo em sua origem. Quando for evidente que a via violenta escolhida pelo Kosovo para sua secessão não recebeu um respaldo real, então surgirá a necessidade de retornar à mesa de negociações", disse.

Jeremic assegurou que, com "grandes doses de paciência e coerência", a Sérvia alcançará seu objetivo de defender sua integridade territorial.

"Estamos dispostos a conceder amplas faculdades aos albaneses do Kosovo para resolver seus problemas internos", manifestou.

O ministro de Exteriores russo, Serguei Lavrov, expressou esta semana a Jeremic o pleno respaldo de Moscou a Belgrado na questão do Kosovo, e pediu o imediato reatamento do diálogo entre sérvios e albano-kosovares. EFE io/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG