Berlim, 14 jan (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores alemão, Frank Walter Steinmeier, viajará hoje novamente ao Oriente Médio para mediar no conflito na Faixa de Gaza e conseguir que se alcance o cessar-fogo exigido pelas Nações Unidas.

Steinmeier anunciou hoje sua nova viagem no debate parlamentar do Bundestag (câmara baixa do Parlamento) sobre o conflito entre Israel e os palestinos, que o levará a Jerusalém, Cairo e Ramala, após retornar de uma viagem semelhante no domingo passado.

"É preciso aplacar as armas. Precisamos entrar em processo através de um cessar-fogo humanitário", disse o chefe da diplomacia alemã diante da câmara baixa.

Steinmeier destacou que, para conseguir esse objetivo, é necessário que o movimento palestino Hamas garanta que não disparará mais foguetes sobre Israel e que haja uma abertura controlada das passagens fronteiriças entre a Faixa de Gaza e o território israelense.

Após afirmar que "a sofrida população civil precisa de nosso apoio", Steinmeier destacou que é necessário garantir as provisões às pessoas que estão fechadas na Faixa de Gaza.

O ministro alemão disse que, para acabar com o conflito, também é necessário garantir que o Hamas deixe de receber armas através dos túneis na fronteira entre Gaza e Egito. EFE jcb/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.