Ministro alemão diz que é necessário manter diálogo com a Rússia

Copenhague, 18 ago (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, destacou hoje em Estocolmo a importância de manter abertos todos os canais de comunicação com a Rússia e afirmou que não é possível conseguir uma solução para o conflito na Geórgia sem sua participação.

EFE |

"Sem dúvida a Rússia se excedeu, mas não haverá uma solução política duradoura sem ou contra a Rússia. Devemos encontrar um caminho para que os canais de negociação com Tbilisi e Moscou permaneçam abertos", declarou Steinmeier em entrevista coletiva com seu colega sueco, Carl Bildt.

O ministro alemão afirmou que não há motivo para romper o acordo de aliança estratégica em educação, ensino e inovação assinado pela Alemanha e pela Rússia em 2005 e descartou a possibilidade de isolar este país.

"Os políticos não podem desatender sua obrigação de buscar possibilidades de consulta e negociação com o Governo russo para encontrar uma solução para a crise", declarou.

Steinmeier rejeitou que a Alemanha tenha mantido uma atitude indulgente com relação à Rússia, "um vizinho grande e influente", e desaconselhou que se a deixasse de lado até que não se torne um fator de peso na política européia. EFE alc/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG