Ministro alemão adverte contra conflito em todo o Cáucaso

Berlim, 28 ago (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores alemão, Frank Walter Steinmeier, advertiu hoje contra o perigo de que o conflito da Geórgia se estenda, como um gigantesco incêndio, por toda a região do Cáucaso.

EFE |

Todas as partes devem se esforçar para que a situação se acalme, disse Steinmeier na localidade de Lichterfeld, durante uma viagem pela região de Brandeburgo.

O chefe da diplomacia alemã reconheceu que "passarão anos" até ser alcançada uma solução política para o conflito atual entre Rússia e Geórgia.

O coordenador do Governo alemão para as relações com a Rússia, Andreas Schockenhoff, considera que Moscou pretende criar no Cáucaso "um novo equilíbrio estratégico".

Devido a sua nova força, a Rússia se sente em melhor posição frente aos Estados Unidos e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e, por isso, quer fatos consumados na conflituosa região, disse Schockenhoff, em declarações a uma rádio.

Após ressaltar que agora fica claro que é melhor que a Geórgia não pertença à Otan, o alto funcionário comentou que, como no caso da Ucrânia, ainda não há as condições para a entrada dos georgianos na Aliança. EFE jcb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG