Ministra francesa da Justiça pede demissão do cargo

A ministra francesa da Justiça, Rachida Dati, pediu demissão do cargo no governo. Segundo um porta-voz do partido de Dati, o União por um Movimento Popular (UMP), o mesmo do presidente francês, Nicolas Sarkozy, ela vai concorrer às eleições para o Parlamento Europeu, em junho.

BBC Brasil |

O UMP afirmou ainda que ela deve deixar o governo alguns dias antes das eleições.

Apesar da confirmação pelo partido, Dati não comentou sua candidatura.

Sarkozy não esclareceu os motivos do pedido de Dati, mas afirmou que membros do governo não poderiam servir também ao Parlamento.

Polêmica
De acordo com o correspondente da BBC em Paris, Alastair Sandford, Dati foi uma das "primeiras estrelas" do governo de Sarkozy.

Ele lembra ainda que, depois de trabalhar como porta-voz durante a campanha de Sarkozy à presidência, ela foi a primeira dos três membros de descendência norte-africana nomeados pelo presidente.

Recentemente, Dati vinha sendo alvo de críticas não apenas pelas medidas adotadas no Ministério, mas também por sua vida pessoal.

Sua gestão como ministra foi bastante polêmica. Vários juízes e procuradores criticavam a pressa e falta de consulta em várias das reformas adotadas pela ministra e muitos de seus funcionários no Ministério pediram demissão durante sua gestão.

Além disso, sua vida pessoal também era motivo de duras críticas em várias partes da sociedade francesa.

Quando teve sua primeira filha, no início deste mês, ela voltou ao trabalho apenas cinco dias depois de dar à luz e foi bastante criticada por grupos de defesa dos direitos da mulher.

Dati também se recusou a nomear o pai da criança, o que gerou muitas discussões sobre a paternidade de sua filha.

Segundo Sandford, o estilo de vida da ministra, que frequentemente aparecia em público com celebridades, também pode ter incomodado Sarkozy, preocupado com a imagem do governo em meio à crise econômica global.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG